Pages

About

Desde 08/06/10

 

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Jaraguá do Sul (SC) tem Airton Sudbrack (EM/PT) como pré-candidato a prefeito

0 comentários

Matéria que será publicada na próxima edição (44) do Jornal Luta de Classes, periódico mensal da Esquerda Marxista.

O militante da Esquerda Marxista, Airton Sudbrack, é um dos pré-candidatos a prefeito de Jaraguá do Sul. Cidade operária localizada ao norte de Santa Catarina, é o terceiro maior pólo industrial do estado.

Airton Sudbrack somou 3.750 votos como candidato a deputado federal em 2010 e se preparava para tentar uma vaga à vereador na eleição deste ano. Porém, uma declaração do presidente do PT de Jaraguá do Sul, Riolando Petry, mudou o rumo de sua candidatura. Riolando em entrevista à Imprensa, afirmou que o PT seria vice do PMDB com o vereador petista Justino da Luz, de quem é assessor. Um dos problemas é que tal posição não foi discutida em nenhuma instância partidária. Imediatamente, a célula marxista de Jaraguá do Sul, lançou o Manifesto abaixo.

A posição da candidatura própria capitaneada por Airton Sudbrack tem empolgado lideranças petistas sindicais, históricas e populares que resistem à possibilidade do partido ser vice ou apêndice do PMDB que tem Antidio Lunelli, patrão da indústria Lunender, como pré-candidato a prefeito. O documento está atingindo a marca de cem signatários, um número considerável, já que no último PED, votaram 240 filiados.

No dia 05 de abril, 1/3 dos membros da Executiva Municipal apresentaram documento requerendo o apoio a candidatos de outros partidos. Com isso, foi convocado o Encontro de definição da tática eleitoral para o dia 05 de maio. Neste evento, os filiados vão decidir sobre a posição da candidatura própria ou de apoio a candidato de outro partido. Airton Sudbrack e os militantes da Esquerda Marxista estão confiantes. “Os filiados vão rechaçar essa proposta de aliança espúria. Com a divisão da burguesia no município, o sentimento de mudança da sociedade e a força do PT considerado o partido de 27% dos jaraguaenses, serão os elementos da vitória de nossa posição”, afirma Airton Sudbrack.

Manifesto Por um autentico governo do PT comprometido com os interesses do povo trabalhador e da juventude

1 – Há vários pleitos o PT se coloca como protagonista na disputa eleitoral de Jaraguá do Sul. Na eleição deste ano não pode ser diferente. O partido tem projetos para transformar a realidade da cidade, militância aguerrida e uma rica história de combate pelas reivindicações mais sentidas do povo trabalhador e da juventude.

2 – Não podemos permitir que o PT sirva de mero apêndice de partidos tradicionais da elite da cidade, para compor coligação estranha sem qualquer caráter programático e ideológico. Por isso, estamos lançando o companheiro AIRTON SUDBRACK como pré-candidato a prefeito pelo PT.

3 – Passamos os últimos 32 anos lutando e construindo o partido sob as bases de princípios socialistas, com o objetivo de edificar uma sociedade nova, sem exploração, sem corrupção, verdadeiramente democrática. Esses princípios necessitam da RESISTÊNCIA daqueles que não se dobram perante o caminho fácil da submissão por cargos, das migalhas do poder.

4 – A vitória só tem valor, sabor e sentido se for para conquistar a felicidade para todo o povo trabalhador e juventude, os verdadeiros geradores da riqueza e da esperança de nossa cidade, porém, excluídos do poder de decisão sobre os rumos do município. É preciso COERÊNCIA com a história, o programa e a ideologia petista.

5 – Um erro político pode levar a um desastre, e acreditamos que a entrega da cabeça de chapa majoritária para um partido tradicional que sempre ignorou os anseios e necessidades dos trabalhadores pode tornar o PT insignificante no contexto político de Jaraguá do Sul.

6 – A candidatura própria vai empolgar o conjunto do Partido, mexer com o espírito combativo de nossa militância, colocando todos em movimento na campanha. A militância deve ter papel central na condução partidária para dar linha à campanha e ao governo do PT.

7 – Mesmo sabendo que a Prefeitura é uma pequena fração do poder, se for utilizada para fortalecer a correlação de forças do povo trabalhador e da juventude na sociedade, pode transformar-se em poderosa ferramenta do combate pelo SOCIALISMO.

8 – A luta geral pelo SOCIALISMO, no âmbito de um município, significa atender a população nas suas mais sentidas reivindicações, bem como no fortalecimento dos serviços e servidores públicos, contra as privatizações, e no envolvimento do povo nas decisões estratégicas do governo.

9 – A Prefeitura, com AIRTON SUDBRACK, deve apoiar-se nas organizações dos trabalhadores e na mobilização popular. Necessitamos coligar aos sindicatos, aos grêmios estudantis, aos centros acadêmicos, às associações de moradores e todas as entidades que combatem pelos interesses do povo trabalhador e da juventude.

10 – Uma Prefeitura com governo petista tem que tratar a Educação, Saúde e demais serviços públicos como primeira prioridade, afinal, deles depende a maioria da população que não tem como pagar as altas mensalidades escolares e os planos de saúde. O fim da entrega do transporte coletivo à iniciativa privada, com a redução do valor da tarifa e a instituição do passe-livre aos estudantes e idosos a partir de 60 anos, são medidas aguardadas e devem ser compromissos de um governo do PT.

11 – A política desenvolvida no município sempre priorizou a concessão de setores estratégicos do serviço público para empresas privadas, que lucram muito à custa das necessidades do povo. Os ricos têm recursos para serem atendidos em caríssimos hospitais, escolas particulares, transporte individual; já ao povo trabalhador só resta o serviço público como alternativa. Vamos lutar para adotar EMPRESAS PÚBLICAS para o transporte coletivo, sistema de água, esgoto, lixo, asfaltamento, entre outras.

12 – A arrecadação dos tributos municipais deve ter um caráter PROGRESSIVO. Aqueles que ganham mais deverão pagar mais, os que ganham menos pagarão menos. Já os mais necessitados não pagarão nada.

13 – Por fim, desde 1988 o PT de Jaraguá do Sul apresenta-se à sociedade como alternativa de mudança social e, em todos esses anos, a direita (representada por partidos dirigidos com mão de ferro pelos burgueses) procurou neutralizar a capacidade de mobilização popular, mediante arranjos e coligações. O PT é hoje a principal força política eleitoral de esquerda do município de Jaraguá do Sul e pode, com a já anunciada coligação ao PCdoB, administrar a Prefeitura a partir de 2013.

Temos o dever de lutar por isso.

Jaraguá do Sul, 5 de março de 2012

0 comentários:

Postar um comentário